Pensamento do Polo Audiovisual de Barra do Piraí

"Você vê coisas e diz: Por quê? Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?"
Robert Kennedy

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Histórias que só existem quando lembradas - Longa-metragem pré-estreia em Barra do Piraí



A pré-estreia do longa "Histórias que Só Existem Quando Lembradas" será na quinta-feira, dia 5, às 19h, no cinema do Mercado Municipal Mário Sérgio do Nascimento. A sessão de pré-estreia será apenas para convidados. Informações sobre o projeto: (24) 2443-8210.
O filme de Júlia Murat (Taiga Filmes), “Histórias que só existem quando lembradas”, com Sônia Guedes, Lisa Fávero, Luiz Serra e Ricardo Merkin. foi o primeiro longa-metragem rodado no Pólo Audiovisual de Barra do Piraí e ganhou prêmios em festivais internacionais como:
  • Melhor Filme e Melhor Atriz no Abu Dabhi Fim Festival em 2011, nos Emirados Árabes;
  • Menção Especial no Festival de San Sebastian,
  • Melhor Filme no Festival de Riverrun nos EUA;
  • Prêmio de Público no Festival de Warsaw na Polônia;
  • Melhor Filme de Público no Festival Brasileiro de Cinema na França, em 2012.
Sinopse:

Jotuomba é um pequeno vilarejo em que ninguém morre há muito tempo e o cemitério está trancado com cadeado. Cada habitante cumpre sua função e assim seguem os dias. É assim até a chegada de Rita, uma jovem fotógrafa, à cidade.
Trailler:
Making of:



Matéria veiculada no Diário do Vale:


Uma iniciativa que deu certo e está rendendo bons frutos. Na próxima quinta-feira, dia 5, será realizada a pré-estreia do primeiro filme do Polo Audiovisual de Barra do Piraí - Histórias que Só Existem Quando Lembradas.

De acordo com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí, Roberto Monzo, que também é responsável pelo Polo Audiovisual, o projeto foi criado em 2009 com o objetivo de promover o desenvolvimento através da economia criativa.
- Nossa intenção é criar um novo perfil para o município aproveitando as características da cidade como estratégia de desenvolvimento. Queremos dar a Barra do Piraí uma nova identidade e sermos reconhecidos como a "cidade do audiovisual" - afirma Roberto.
Para ele é imprescindível tornar o município conhecido para movimentar a economia local. Para quem não conhece, o projeto busca valorizar o patrimônio histórico, cultual e natural.
- O projeto tem várias ações e uma delas é a atração de produções audiovisuais, como essa que será apresentada quinta-feira e foi feita no polo - adianta.
"Histórias que Só Existem Quando Lembradas" foi rodado em Vassouras e Ipiabas e Roberto Monzo explicou que o polo deu todo o apoio necessário. O longa demorou cerca de três meses para ser gravado.
- O escritório de audiovisual, Film Commission, é responsável por atrair as produções e dar a elas o suporte necessário - explica, lembrando que o projeto "Luz, Câmera, Educação" é o braço educacional do polo.
Roberto Monzo ressalta que o filme gera projeção para a cidade, movimenta a economia e divulga as belezas da região.
- O filme que terá pré-estreia aqui em Barra do Piraí é premiado e estreará no próximo dia 6 no Rio de Janeiro e em São Paulo. A produtora é a Taiga e a direção fica por conta de Júlia Murat.
Roteiro
O secretário explica que é um tipo de filme arte com uma temática bem poética.
- É a história de um lugarejo que ficou parado no tempo, o local é tão estranho que depois que um cemitério foi fechado, ninguém mais morreu. Tudo é bem retrógrado até o momento em que chega à cidade uma fotógrafa, a Rita, e dá um choque de realidade no lugar. O filme tem cerca de 1h40 e mostra o choque de gerações - adianta Roberto, que diz estar às vésperas de anunciar um novo projeto.
- O Polo Audiovisual é uma iniciativa que deu muito certo, procuramos dar todo o apoio necessário às produtoras, indicamos prestadores de serviços e profissionais qualificados que ajudarão na produção. Damos todo o apoio à infraestrutura necessário - acrescenta Roberto, salientando a importância do turismo cinematográfico na cidade que é a porta de entrada do Vale do Café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário